O meu filho não segura bem no lápis e agora?

6 de Agosto, 2024por Clissol
A capacidade de segurar e manipular um lápis de forma eficaz é uma etapa importante no desenvolvimento motor e acadêmico de uma criança. Atualmente, o desempenho da criança aquando da utilização de materiais para grafismo, como lápis, marcadores, entre outros, assume uma preocupação crescente junto dos pais e professores que acompanham o seu desenvolvimento.
Será que estaremos a tentar nós, sociedade em geral, a querer avançar marcos importantes do desenvolvimento típico de uma criança? Existem fases de desenvolvimento do tipo de preensão?

A resposta é sim! Numa sociedade cada vez mais tecnológica e mais desatenta às reais necessidades, surgem cada vez mais, crianças com lacunas práxicas e de interação social. Segundo algumas afirmações do terapeuta ocupacional Marco Leão, “a motricidade fina não se treina, desenvolve-se! E não se desenvolve enquanto faz exercícios na folha de papel! Desenvolve-se em atividades como enroscar parafusos, rasgar papel, fazer plasticina e massas, pasta de papel, brincar na terra, apanhar pedrinhas do jardim… para não falar de que a motricidade fina se desenvolve em relação ao desenvolvimento da motricidade global” (sic).

A preensão errada nas crianças é um tema relevante no contexto educacional, pois a forma como as crianças seguram e utilizam lápis ou outros instrumentos de escrita pode ter impacto no desenvolvimento da escrita, na capacidade de realizar tarefas escolares e no bem-estar emocional da criança. Contudo, segundo a escala de preensão de Schneck e Henderson (1990), a preensão também tem fases e acompanha o desenvolvimento da criança.
Desta forma, algumas crianças podem demorar mais para desenvolver a destreza e coordenação necessárias para segurar o lápis de forma eficaz. As posturas incorretas ou o uso de utensílios inadequados para escrever podem contribuir igualmente para uma preensão inadequada, bem como problemas sensoriais podem afetar a maneira como a criança percebe e manipula objetos, incluindo o lápis. Salientando que a falta de oportunidades para praticar ou falta de instrução adequada sobre como segurar um lápis também podem ser fatores cruciais.

A preensão em tríade funcional é a que desempenha um papel fundamental na nossa capacidade de manipular objetos e realizar uma variedade de atividades de forma eficaz e segura, por isso o respeito ao desenvolvimento da preensão nas crianças é essencial para apoiar seu crescimento holístico. Ao compreender e valorizar este processo, pais, cuidadores e profissionais podem oferecer o suporte adequado, promovendo um desenvolvimento motor, co-gnitivo e socioemocional saudável e equilibrado. Além disso, ao respeitar o ritmo individual de cada criança, cria-se um ambiente de aprendizado positivo e encorajador, que é fundamental para o bem-estar e sucesso da criança em todas as áreas da vida.

A preocupação é comum entre os pais e cuidadores, mas é importante abordar essa questão de forma proativa e colaborativa. Com compreensão, suporte e intervenção adequados, é possível ajudar a criança a desenvolver uma preensão eficaz, promovendo seu bem-estar emocional, sucesso acadêmico e participação ativa em atividades escolares e sociais. A colaboração entre pais, educadores e profissionais de saúde é fundamental para garantir que a criança receba o apoio necessário para superar suas dificuldades e alcançar seu pleno potencial.

É aconselhável consultar um terapeuta ocupacional ou pediatra para avaliação e orientação adequadas, quando surgem estas dúvidas, de forma a oferecer oportunidades para a criança praticar segurando o lápis e receber instruções sobre técnicas corretas de preensão pode ajudar a melhorar sua habilidade ao longo do tempo.